Qual é a importância de um plano de negócios para a sua empresa durante a pandemia do COVID-19

Entenda qual é a importância de um plano de negócio para a sua empresa durante a pandemia do COVID-19 e por onde devemos começar

Humberto

Humberto Bocayuva • Comunicação

• 8 min de leitura

Num mundo que não para de mudar, ter um plano de negócios é mais necessário do que nunca! Ele é uma ferramenta de gestão essencial para empreendedores. O documento é feito a partir de análises de mercado, da concorrência, do segmento, e direciona um maior entendimento sobre os pontos fortes e fracos do seu negócio.  

Se você acha que o seu negócio precisa mudar, se adaptar às mudanças do mercado ou melhorar, fazer um plano de negócio é uma boa opção para reformular o rumo da empresa, porque se você não sabe onde está ou onde quer chegar, o propósito dela se perde. Ao invés de evoluir e crescer, você regride. Por isso, elaborar um plano de negócios exige dedicação e muita análise, mas o resultado é você mais seguro de qual caminho está seguindo e com a consciência das etapas para alcançar o que deseja. Vamos entender mais sobre isso?


AFINAL, O QUE É UM PLANO DE NEGÓCIO?

Para o Sebrae, um plano de negócio “descreve por escrito os objetivos de um negócio e quais passos devem ser dados para que esses objetivos sejam alcançados, diminuindo os riscos e as incertezas.” 

De fato, é isso: o plano especifica os principais propósitos e expectativas de um empreendimento. O mais importante desse processo é elencar as primeiras etapas a serem seguidas para diminuir os riscos e as incertezas. Afinal, o plano ajuda o empreendedor a entender se a ideia é viável e rentável. Além disso, construir um esquema como esse pode trazer ainda mais informações sobre o setor, os produtos e serviços oferecidos, clientes, concorrentes e até possíveis fornecedores. 


QUAL É A IMPORTÂNCIA DE UM PLANO DE NEGÓCIOS DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19?

Diminuir riscos, adaptar os rumos e evitar erros são um dos principais propósitos da construção de um plano de negócios. Quando você delimita os seus anseios a longo e médio prazo, você também consegue prever o que será necessário em cada etapa de crescimento da companhia. É como se fosse uma bússola, que sempre indica o caminho a seguir. 

Já parou para pensar onde a sua empresa vai estar daqui a 5, 10 ou 20 anos? Entenda qual é e onde se encaixa o seu objetivo de crescimento. Ter muitos clientes, aumentar a receita, lucrar em 200% ou ser referência no mercado são exemplos de metas. Mais que isso, o plano ajuda a enxergar o seu negócio de fora, entendendo seus pontos fortes e fracos, bem como ameaças e oportunidades que precisam ser previstas.

Com ele, você:

• Abre portas para parcerias iniciais

• Apoia a administração do negócio com números e estratégias

• Capta recursos humanos e financeiros

• Facilita a comunicação entre sócios, funcionários, clientes, investidores e fornecedores

• Organiza as ideias ao iniciar um novo empreendimento

• Orienta a expansão de empresas já em atividade


A ideia é trazer mais conforto e segurança em todas as tomadas de decisão, além de acompanhar se os resultados estão sendo alcançados conforme foi estimado. 

Você quer empreender, começar um negócio e nunca fez isso? O plano de negócios é uma boa opção para estruturar a sua ideia. Ah, você já tem um negócio, mas quer mudar o formato e direcionamento? Também é uma escolha para começar!


PLANO DE NEGÓCIOS PARA EMPRESAS QUE JÁ EXISTEM

É comum a ideia de que um plano de negócio serve apenas para modelar empresas ou produtos que ainda não saíram do papel. De fato, ele é importante para quem está prestes a abrir um negócio, mas o modelo vale também para aqueles que já estão no mercado e querem ampliar ou redesenhar o empreendimento.

Não é só sobre eliminar riscos em uma fase inicial, mas, sim, evitá-los diariamente. É preciso estar sempre atento aos resultados existentes, são eles que guiam a performance e o crescimento da sua empresa. Precisa voltar duas casas? Volte, repense e faça novos planos para o seu empreendimento.

O resultado disso? 

• Alinhar mudanças estratégicas com a operação

• Atrair novos sócios e investidores

• Comparar possibilidades de investimento

• Definir novas estratégias de produto ou público

• Planejar o crescimento da equipe com embasamento


ENTÃO, POR ONDE EU DEVO COMEÇAR?

Essa é uma tarefa que exige disciplina e muitos dias de dedicação. Um plano de negócios engloba todas as áreas da sua empresa e precisa ser algo que defina os rumos do seu empreendimento. Antes de começar, certifique-se de que está disposto a estudar a fundo as vantagens e desvantagens do seu produto ou serviço, quem são os seus clientes, quanto é a sua receita inicial e em quanto tempo você espera receber retorno desse investimento. Avalie o seu capital e possíveis investimentos. A partir daí, você já pode pensar na análise de mercado, concorrência e fornecedores.  

Agora, o que precisa ter na estrutura do seu plano de negócio? Basicamente, informações sobre empresa, uma estrutura de diretoria de recursos humanos, um plano de marketing, cronogramas de implantação, riscos e oportunidades, plano financeiro e de captação de recursos. 

Não se esqueça: o seu plano de negócio deve estar sempre em evolução, adequando-se às necessidades do seu cliente e à demanda do mercado.